segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Semana Cultural 2010: Educando para a Cultura de Paz


BULLYING

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma (Fonte: Wikipédia).


AFRICANIDADE

O continente africano caracteriza-se pela diversidade cultural. A História desse continente é rica e esta intimamente ligada à História do Brasil. Os africanos, trazidos para nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX,  enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças e muito mais. Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888).
Mas temos muito para conhecer da cultura e de líderes negros como Zumbi, que lutou por um ideal digno de uma vida melhor para seu povo.
Importante também é resgatar a história e a cultura dos povos que habitaram o continente africano. A vida em sociedade, os rituais religiosos, as máscaras, organização social e a rica mitologia africana.(Fonte: www.tg3.com.br/mundoantigo/)


Uma equipe que trabalha dia a dia para fazer a diferença na Escola.(Ludmila, Risonete, Marlivânia, Fátima, Socorro)



O fortalecimento da cultura popular, das tradições. Um forma de colocar o aluno mais perto de sua própria história e da história da comunidade.


 As Crianças cantam a Paz. Uma expressão singela do mais profundo desejo de todos nós.



Cantar a África, essa nossa Mãe Solteira.




O Programa Mais Educação traz a Grafitagem da Cultura do Hip Hop. Um forma de comunicação de rua pela arte de desenhar nos muros.



O Tema da Semana Cultural



Comidas típicas trazidas da cultura africana para o Brasil



Do Projeto Crer-Ser: A rádio Escola que comunicou todas a programação do evento.



Dramatização Fala do Aborto.



Beleza Negra. Roupas típicas da Cultura Negra



A capoeira: a participação da comunidade na vida da Escola



Lucinha a Esquerda e Teomery a Direita com o grupo de Capoeira.



Risonete e a Professora Clécia falando sobre Homofobia.



Uma Pose Especial pra destacar o tema da Semana Cultural.

Um comentário:

  1. Muito bom, Marcos. Um resumo exato do que foi a Semana Cultural em nossa escola.
    Parabéns!

    ResponderExcluir