terça-feira, 21 de dezembro de 2010

“VOZES DE JANEIRO”

Tema: Tempo de Paz
Lema: O CAMINHO É O AMOR

José Marcos da Silva Costa
Risonete Simplício

JUSTIFICATIVA
Em janeiro é muito comum e até esperado que um clima especial de fraternidade e de amor encha nossos corações de esperança, por outro lado, a realidade violenta que estamos testemunhando gera certa falta de esperança num amanhã melhor. Muitos, para resolver estes problemas falam em reforço da segurança, pena de morte e redução da maioridade penal, como se isso pudesse resolver alguma coisa.
Acreditamos que a música tem um poder especial para alterar os sentimentos dos homens, seja para a paz, seja para a violência, bastando para isso o estímulo adequado. Isso não tem muito haver com o ritmo, mas sim com a intenção da música e do seu conteúdo latente. Também pode ser influenciado pelo ambiente onde ela é tocada.
Neste sentido, é inconteste o encanto e a magia que a música tem sobre todas as pessoas – não importando a idade ou o sexo. Tanto isso é verdade que as religiões constantemente usam a música para levar as pessoas a estados de êxtase divino. Isso em qualquer religião. Também em propagandas, eventos sociais, e até políticos constantemente se faz uso dos sons da música para envolver as pessoas e seduzi-las.
Dessa forma, é simplesmente contagiante pensar na possibilidade de criar “As vozes de Janeiro” enquanto um projeto de férias para envolver alunos e alunas interessados em curtir as férias com este tão valoroso objeto de prazer que a humanidade já conhece desde tempos remotos.

OBJETIVO
Envolver alunos e alunas interessados em participar de atividades musicais durante o mês de janeiro na Escola a fim de proporcionar um enriquecimento de seu repertório musical a partir da apresentação de músicas que valorizem nossa cultura e que tenham uma mensagem de paz e de valorização da vida.
METODOLOGIA
Dois encontros semanais com duas horas de duração cada, onde serão explorados os conteúdos de músicas contemporâneas relacionadas à cultura nordestina e também a cultura universal. Serão, no total, oito encontros em janeiro no qual serão apresentadas e ensaiadas a capela.

Noções básicas de música e canto 
Estudo e Ensaio das música
Cinema musical Cinema musica
A apresentação do resultado será na acolhida dos alunos, das alunas e das famílias em fevereiro.



Tempo de Paz (Falamansa) (Clique para ouvir)

Tudo que eu te desejo é sorte nessa vida
Acredita nos seus sonhos, realiza
Saiba usar o seu momento e mudar a história
Que o teu nome vai ficar gravado na memória
E não se esqueça de mim
Combinamos assim
Que eu não esqueço nunca de você
Tira do rosto essa lágrima
Que hoje o tempo é de paz, hoje o tempo é de paz
(Refrão)
Esse é o nosso tempo
Esse é o nosso tempo aproveite mais
Que hoje o tempo é de paz
(Repete Tudo)


João Pessoa, 22 de dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário