quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PROJETO: “VOZES DE JANEIRO” – O CAMINHO É O AMOR

JUSTIFICATIVA

Em janeiro é muito comum e até esperado que um clima especial de fraternidade e de amor encha nossos corações de esperança, por outro lado, a realidade violenta que estamos testemunhando gera certa falta de esperança num amanhã melhor. Muitos, para resolver estes problemas falam em reforço da segurança, pena de morte e redução da maioridade penal, como se isso pudesse resolver alguma coisa.

Acreditamos que a música tem um poder especial para alterar os sentimentos dos homens, seja para a paz, seja para a violência, bastando para isso o estímulo adequado. Isso não tem muito haver com o ritmo, mas sim com a intenção da música e do seu conteúdo latente. Também pode ser influenciado pelo ambiente onde ela é tocada.

Neste sentido, é inconteste o encanto e a magia que a música tem sobre todas as pessoas – não importando a idade ou o sexo. Tanto isso é verdade que as religiões constantemente usam a música para levar as pessoas a estados de êxtase divino. Isso em qualquer religião. Também em propagandas, eventos sociais, e até políticos constantemente se faz uso dos sons da música para envolver as pessoas e seduzi-las.

Dessa forma, é simplesmente contagiante pensar na possibilidade de criar “As vozes de Janeiro” enquanto um projeto de férias para envolver alunos e alunas interessados em curtir as férias com este tão valoroso objeto de prazer que a humanidade já conhece desde tempos remotos.

OBJETIVO

Envolver alunos e alunas interessados em participar de atividades musicais durante o mês de janeiro na Escola a fim de proporcionar um enriquecimento de seu repertório musical a partir da apresentação de músicas que valorizem nossa cultura e que tenham uma mensagem de paz e de valorização da vida.

METODOLOGIA

Dois encontros semanais com duas horas de duração cada, onde serão explorados os conteúdos de músicas contemporâneas relacionadas à cultura nordestina e também a cultura universal. Serão, no total, oito encontros em janeiro no qual serão apresentadas e ensaiadas a capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário