quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um dia Comum de Aula - Primeiro Dia na Escola

Talvez não estejamos acostumados em ver esta cena. Mas a verdade é que agora ela se tornará tão comum que todos vão se surpreender. Este é o registro dos corredores da escola nas primeiras aulas que tivemos em 2011. Diga se não é um momento mágico? Alunos e alunas em sala, vez por outra aquela gargalhada coletiva (reflexo de uma boa acolhida dos professores com os alunos), quem queria ir ao sanitário ou beber água pediu Licença e só saiau quando o professor(a) autorizou.

 

Existe uma equipe, é uma equipe que não quer ser melhor que ninguém, mas quer estar - e estar - entre os/as melhores! Preparo e compromisso é o seu nome.
 Não trabalhamos no improviso. Não fundamentamos nossa prática no achismo. Mas não somos cientístas no sentido restrito. Somos educadores sociais. Somos artífices de uma educação construída no cotidiano.
 
E estamos unidos e queremos unir ainda mais pessoas! Famílias, comunidades, rede local, redes regionais, rede virtual. Nosso compromisso está sendo costurado a cada dia em que temos diante de nós famílias e alunos sedentos por novas conquistas.


A Disciplina não pode ser conquistada no empurrão ou no grito. Ela é conquistada numa relação afetiva e de respeito ao outro.


E se acontecer em algum momento, algo não previsto, nada de entrar em desespero! Sabemos que há muitos lugares para se aprender e a sala de aula é apenas um dentre tantos.
Estamos vendo que realmente chegou o momento de mudar, de mostrar o melhor do que temos. E sabemos que as famílias e todo corpo discente também quer. Este é um pequeno passo, mas é igual aquele passo que foi dado pelo homem quando pisou na lua. Exagero? Pode ser, mas é bem melhor exagerar nas coisas boas. É o começo, é um novo tempo. É um tempo de fé e de certeza. Estamos simplesmente prontos pra começar a continuar mudando e crescendo.

E sabemos da força de vontade que está em nossos corações e nas nossas mentes. Vontade é o nome da equipe. E a palavra de ordem é edificação. Por que criticar, quando posso encontrar motivos pra elogiar? Quando tivermos que conversar, vamos sentar na roda e conversar; quando tivermos que plaenejar, vamos sentar na mesa e planejar. E, quanto tivermos que brigar, vamos pedir alguém pra nos segurar.

Ver os corredores tranquilos pode até parecer coisa menor, mas vai se tornar maior quando começarmos a ver o melhor rendimento de cada aluno que permanece em sala aprendendo.

Vamos seguir com a certeza inabalável de que, sim, estamos no caminho certo. Vamos ser Nota 10!

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