terça-feira, 1 de março de 2011

Biblioteca: de mãos dadas educador@s e educand@s

Enildo da Paixão Rodrigues
Bernadete de Assis
Maria Salete Grilo
Carmélia de Lima Galvão
Luzinete da Silva Nascimento


APRESENTAÇÃO

O tema biblioteca de mãos dadas com educadores (as) e com educandos (as) para juntos aprenderem a conhecer, a fazer, a viver e a conviver foi escolhido para contextualizar o momento em que a escola, através de seus gestores, especialistas em educação, educadores e funcionários se propõem as mudanças de concepção, de estratégias e de comportamentos individuais e coletivos, com fins de que sejam alcançados melhores rendimentos e aprendizados de alunos e de professores e também de redirecionar todo o processo de ensino-aprendizagem rumo à educação de qualidade - a educação para cidadania. A biblioteca, como parte deste todo, logicamente, busca, com isso, aprimorar as suas atividades se enquadrando, cada vez, no contexto educacional e motivando os funcionários (as) para se perceberem na condição de verdadeiros educadores e, assim, atuarem como tal.

Por outro lado, este tema se direciona com todo conteúdo do plano, que por sua vez, se coaduna com os quatro pilares da ONU para a educação do século XXI e com todos os documentos da educação brasileira, sejam eles nacionais (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCCNS, Plano Nacional de Educação em Direitos humanos) e municipais (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino e Diretrizes da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2011).

É um plano que vem ao encontro do pensamento dos profissionais que atuam na biblioteca que se fundamenta no pressuposto de que educar é preparar para a vida, para o exercício pleno da cidadania e a prática dos direitos humanos e também a relação de qualidade entre homem e natureza.

O plano que contém as ações planejadas, justificativa, cronograma e avaliação. Tudo se imbricando, na perspectiva da transversalidade; inter e transdisciplinaridade e com a finalidade de que no final do ano letivo, sejam obtidos resultados exitosos para educandos, educadores, gestores, funcionários, famílias dos alunos e comunidade em geral. Resultados avaliados de forma objetiva e subjetiva através da avaliação de diagnóstica e dos tradicionais testes e provas, mesmo por que os alunos passarão pelo Escola Nota Dez e pela Prova Brasil. Especificamente para a biblioteca, o mais importante é fazê-los despertar para o gosto contínuo da leitura, seja como forma de entretenimento, seja como instrumento eficiente de pesquisa e de aprendizagem.

TEMA

Biblioteca de mãos dadas com educadores (as) e educandos (as) para juntos aprenderem a conhecer, a fazer, a viver e a conviver.


OBJETIVO GERAL

Motivar os corpos discentes e docentes, assim como familiares e pessoas das comunidades circunvizinhas da escola a perceberem a importância da leitura como instrumento impulsionador do desenvolvimento cognitivo e de convivência sócio-cultural de cada pessoa, bem como compreender que a biblioteca deve ser um suporte alavancador para que sejam alcançados os objetivos da escola e dos sistemas que buscam a melhoria da qualidade da educação e do processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Exercitar a leitura de textos literários e não literários;
. Comparar histórias literárias com a realidade social dos educandos;
. Exercer a prática de produção de textos;
. Consultar dicionários, atlas, mapas, jornais, revistas e quaisquer outros materiais para estudo e pesquisa e, com isso, aumentar os seus conhecimentos lingüísticos, históricos, geográficos, artísticos e culturais;
.Expressar as diversas maneiras de comunicação, utilizando-se de interpretações de histórias literárias de diferentes gêneros textuais.


PÚBLICO – ALVO

Alunos e alunas da escola do ensino Fundamental, do EJA e do Projvem. Estudantes que variam de faixa etária de 6 a 60 anos. Obviamente o grande percentual é de crianças de adolescentes, residentes nas comunidades situadas no entorno da escola. Além de fazerem parte do público: educadores (as), funcionários e familiares dos alunos do estabelecimento.



JUSTIFICATIVA

Conforme já explicitado na apresentação desse plano de ação, sua elaboração com essa temática deve-se a concepção de que uma biblioteca escolar difere das demais bibliotecas – ela deve interagir sempre com os demais setores da escola, especialmente com educadores, perspectiva de colaboração no processo de ensino e de aprendizagem. Além disso, as ações nele contidas consideram também as mudanças pedagógicas, administrativas e culturais propostas pela gestão e pelo corpo técnico – pedagógico a partir do ano letivo de 2011. Transformações que visam resgatar a credibilidade da escola frente às comunidades circunvizinhas e à sociedade pessoense e paraibana e, principalmente, qualificar a educação e o ensino.

AÇÕES PLANEJADAS

. Organização de calendário de aulas na biblioteca para os professores do turno da manhã – uma aula por semana para cada turma;
. Agendamento de aulas e/ou atividades pedagógicas na biblioteca para os professores de disciplinas nos turnos da tarde e da noite;
. Definição de uma hora semanal na biblioteca para os (as) professores (as) de língua portuguesa dos 6ºs aos 9ºs anos e do EJA;
. Preparação do livro de assinatura de alunos, de professores e do funcionário que atuarem em cada atividade educacional na biblioteca;
. Planejamento com profissionais, especialistas e gestores para atividades de aulas passeio e extensão escolar;
. Reunião entre os funcionários da biblioteca mensalmente para avaliar as atividades realizadas e replanejar outras, caso seja necessário;
. Estabelecimento de parcerias com educadores (ras) envolvidos em outros programas e ou projetos da escola, especialmente com O Mais Educação, o Escola Aberta, o CRERSER, o Saúde Integral, o Educação Para o Trânsito, Sexualidade, Questão de Gênero e Clube de Leitura;
. Colaboração com os (as) educadores (as) na organização de atividades de extensão;
. Promoção de palestras, seminários e encontros sobre assuntos ligados aos temas transversais: cidadania, direitos humanos, sexualidade, educação ambiental, saúde integral, população afrodescendente e indígena (etnias) e cuidados com o patrimônio público;
. Realização de exposição de livros e de outros materiais de leituras verbais e não verbais, como: fotografias e outros elementos iconográficos;
. Estabelecimento de parcerias intrínsecas com o pessoal do laboratório de informática para a realização de pesquisas de textos e outros instrumentos iconográficos que subsidiem os trabalhos educacionais de professores e alunos, bem como de quaisquer pessoas que procurem a biblioteca para leitura e pesquisa;
. Listagem de alunos (as) que se destacarem nos trabalhos organizados pela biblioteca, entre eles o empréstimo de livros para leitura em domicílio;
. Participação dos (as) funcionários (as) da biblioteca nos planejamentos e nos cursos de formação realizados pela escola;
Oferecimento de condições de estudo e pesquisa aos alunos e aos professores;
. Exposição de agenda contendo as datas comemorativas e que tenham relação com a socialização de conhecimentos sociais, econômicos, históricos, geográficos e culturais;
Empréstimo de livros a alunos e professores da escola – um por vez, com direito de posse por até 08 dias úteis;
. Premiação sempre que houver condições a educandos (as) que se destacarem em composição de textos e contação de histórias, desde que sejam atividades organizadas pela biblioteca;
. Reunião para estabelecer a forma de participação de pessoas das comunidades na biblioteca em contação de histórias, recreação, roda de leitura, exposição de livros e outras obras de arte;
. Escolha de alunos monitores para contribuir com a leitura de outros colegas com faixas etárias abaixo das suas ou que apresentem dificuldades de letramento e/ou de alfabetização;
. Zelo, organização e preservação dos livros e de quaisquer materiais que componham o patrimônio da biblioteca Lúcio Lins.

AVALIAÇÃO

Espera-se que no decorrer de cada bimestre letivo a procura pela leitura aumente gradativamente, em proporção geométrica, bem como seja perceptível a melhoria no desenvolvimento social e lingüístico de cada aluno-leitor. Quanto aos aspectos sociais, observar-se-ão os critérios para a boa convivência com os (as) colegas com as e os professores (as) e com as demais pessoas que frequentem a biblioteca; o respeito às
regras estabelecidas e, particularmente, a prática dos direitos humanos e da cidadania. É claro que as estratégias de avaliação, em parte, difere daquelas usadas em sala de aula, já que na biblioteca todo o processo acontecerá de forma subjetiva, observando-se o desempenho do leitor-aluno em cada atividade planejada e a evolução do seu comportamento e de atitudes cidadãs.


REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, l998;
BRASIL. Estatuto da Criança e do adolescente/ Lei Federal 8.069/1990. Presidência da República Federativa do Brasil/Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Governo do Estado da Paraíba/CEDECA-PB/SEDH, João Pessoa, 2009;
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Ediouro, 1988. PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Proposta Curricular da rede municipal de ensino: UMA      CONSTRUÇÃO COLETIVA – Ensino Fundamental (5ª ao 8ª série). SEDEC, João Pessoa, 2004.
            PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Diretrizes 2011, SEDEC/DGC, João Pessoa, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário