domingo, 13 de março de 2011

Estrela ou Constelação? O que você prefere Ser?

Pare um pouco e pense a respeito dessa questão quase filosófica.  Afinal de contas, o que é melhor: ser estrela ou fazer parte de uma constelação? Andei pensando nisso e cheguei a conclusão óbvia que é bem melhor fazer parte de uma constelação.

Sabe, estrelas solitárias tem o seu brilho e a sua beleza. Também tem o seu poder e encanto. Mas, no final da história é o que elas são? São solitárias e se forem como o sol, serão somente cercadas por planetas e satélites sem brilho próprio e que não podem dela se afastar.

Ora! Veja quão diferentes são as constelações. Cada constelação conhecida tem a sua beleza ímpar. Ela se diferencia de todas as outras e são fácilmente visualidadas pelos olhos dos que olham pro céu em belas noites estreladas. 

A verdade é que ser parte de uma constelação nos dá o maravilhoso prazer de não ser uma mera estrela solitária cercada por planetas e satélites sem luz própria. Ser parte de uma constelação nos coloca entre as estrelas. E são estrelas de brilhos e de intensidades diferentes que, ainda que diferentes, no conjunto elas se transformam num verdeiro espetáculo da natureza.

Acho que é esse o pensamento e a cultura que deve tomar conta da escola. Valorizar todos os talentos não somente na sua individualidade mas sobretudo, no seu conjunto. Temos uma marca e uma história, ela se chama EMEF Durmeval Trigueiro Mendes. Essa é nossa constelação. Somos nós, "juntos e misturados'.

Quando edificarmos essa marca, quando a EMEF DTM for reconhecida como uma escola de referência, todos os que fazem parte desta constelação serão vistos como profissionais de excelência.

Estamos em um tempo de edificar a escola no seu conjunto, de dar visibilidade a coletividade e não as individualidades. Ações, projetos e propostas devem ser incorporados como "Nossa Proposta". É um coletivo, são mais de 100 profissionais (acho) produzindo isso. Nada pode ser criado no isolamento. O que fazemos é resultado de uma interação intensa com o meio.
Todas as ações focais são ações de todos. A expressão que devemos usar é: "Veja o que nós fizemos no turno da manhã", "Veja o que fizemos no turno da noite", "Veja o que fizemos no turno da tarde". Somos um só corpo composto por muitos membros (lembrando a lição de Cristo).

Com essa visão, a alegria de um turno é a alegria de todos os turnos. Os desafios de um turno são desafios de todos os turnos. Pensar e propor soluções, estrapola o limite do tempo que temos no nosso turno.

Podemos e devemos, festejar em conjunto e resolver em conjunto as questões de todos os turnos. Assim, se hoje temos um desafio relacionado com o turno da noite, por exemplo, vamos pensar como isso pode ser resolvido. Se pela manhã ou tarde, porque não usar a constelação? Isso é bem melhor!

Sei e tenho visto que todos nós somos estrelas. A EMEF DTM é a marca desse conjunto de estrelas. Antes de pensar no brilho individual - se é que isso é necessário - que possamos ver que nossa escola é uma constelação conhecida e reconhecida pelo conjunto de tudo que fazemos. Como diz o ilustre Raul Seixas: Sonho que se sonha Só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se Sonha JUNTO é realidade.

Vamos, enfim, pensar em edificar o nome da nossa querida escola. Quando formos a escola de excelência e com reconhecimento nacional e até internacional, isso será mérito de todos porque do contrário, não poderá haver realização que seja definida como sendo de excelência. 

Excelência é coisa que só se alcança junto e misturado.

Abraços.


Vamos Crer-Ser Durmevariando por Mais Educação numa Escola Aberta onde os Elos estão articulados e no qual cada movimento, como num jogo do de Xadrez no leva a ver a necessidade de um Atendimento Educacional Especializado, para que sejamos como uma Banda Marcial que dá a cadência do nosso sucesso em Prol do Jovem da criança e do adolescente, para assim podemos ensinar mais sobre a cultura de paz, da não violência. Para sermos uma Escola que Protege, que faz de tudo em Defesa da Vida e que podemos dizer hoje: Sim, eu posso. Ou como disse Obama: "Yes, we cam"! E reconhecermos que temos Alunos Brilhantes, Escola Fascinante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário