segunda-feira, 21 de março de 2011

O Mapa do Sucesso

Hoje, enquanto caminhava pela escola, intervindo nessa ou naquela turma. Fiquei refletindo sobre o sucesso que se pretende alcançar quando se coloca um plano em ação. Considerei várias coisas e cheguei a conclusão que existe uma coisa que é fundamental e que, por isso mesmo, não podemos deixar de ter.

Existe um camarada extraordinário chamado Napoleon Hill que descreveu isso que vou falar como Master Mind. Quero dizer que o mais importante pra alcançarmos algo que queremos é ter um grupo forte e coeso. No conceito definido por Hill o mais importante não é que as pessoas sejam iguais em pensamentos e atitudes mas que queiram profundamente algo em comum.

Esse desejo comum vai ajudar a encontrar as condições para a realização de qualquer trabalho de sucesso. Vou seguir o pensamento dizendo que o Master Mind é o delicioso encontro de espíritos que se completam. Ou, melhor, duas mentes, três, quatro ou mais mentes que ao se encontrarem geram uma energia tão forte que a união delas torna cada uma delas muito mais especial.

Um encontro de pessoas nessa sintonia fanstástica é o que gera resultados surpreendentes. Hill, fala de química mental humana. Essa química pode acontecer pra qualquer circunstância, seja ela positiva ou negativa.

Um coisa importante que está acontecendo na DTM é que mentes estão entrando em perfeita sintonia para realização de algo que surpreende e surpreenderá a todos e todas. Todo espírito competitivo e de poder está sendo substituído por uma atitude de cooperação e solidariedade que se revela, por exemplo nos projetos e nas diversas ações que estamos desenvolvendo.

Existe um ponto importante a ser lembrado: na construção de um master mind qualquer um pode gerar atitudes mentais para atrair e agradar ou gerar antagonismos. Não dá pra saber claramente como isso funcional, mas temos feito leituras constantes em nossa vida de pessoas que nos dão uma certa sensação que não sabemos explicar e, depois, bum! Vem a surpresa. Assim, da mesma forma que temos poder pra gerar a sinergia que nos leva no caminho da realização de todos, também podemos influir negativamente no coletivo criando uma onde negativa e competitiva de descontrução.

O master mind é, nas palavras de Hill, uma mente que nasce da fusão e coordenação de duas ou mais mentes, num espírito de perfeita harmonia e aprender-se-á o significado completo da palavra "harmonia". Dois espíritos não se fundem nem podem ser coordenados, a menos que esteja presente o elemento da perfeita harmonia, pois nele repousa o segredo do triunfo ou do fracasso de todas as uniões, quer em campo comercial quer no social.

Estou mais que certo que estamos construindo um estado no qual todos nós formamos um estado de harmonia da equipe tão intensa que será impossível evitar que os bons resultados apareçam em nosso trabalho coletivo. Isso é o reconhecimento de todos e de cada um em particular. E o mais belo é saber que estamos caminhando para um estado no qual faremos como aqueles gentis e educados personagem que passam alguns momentos do encontro oferecendo um para o outro a honra de sentar no melhor lugar da mesa.

Veja esta explicação de Napoleon Hill sobre o Master Mind

Nenhum comentário:

Postar um comentário