quinta-feira, 17 de março de 2011

Quanto Tempo o Tempo Tem?

Andei pensando nesse sujeito intrigante que é o tempo. Fiquei tentando em refletir profundamente sobre a questão mas, faltou caldo para fazer a sopa. Por isso, prefiro falar do cotidiano. O tempo é definitivamente um dos nossos maiores desafios. Basta pensar por um breve momento em quantas coisas que devemos resolver para realizar o que chamamos carinhosamente de Ano Letivo.

Esse Tempo precioso é dividido de muitas formas das quais as mais importantes para nossos alunos, suas famílias e comunidade é o fato de termos que cravar pelo menos 200 dias letivos com 800 horas de efetivo trabalho em sala de aula (que também pode ser outros espaços de aprendizagem).

Basicamente devemos vencer em pelo menos 200 dias todo conteúdo e outras demandas que surgem para o nosso público alvo principal que é o aluno. Mas, exatamente de que estamos falando? Os PCNs, os temas emergentes como a dengue, a gripe A. E temas curriculares de grande envergadura como são os temas de saúde, ética e meio ambiente.

Certamente que você já deve está pensando: Puxa! É muita coisa pra fazer em tão pouco tempo. Mas, não é só isso! Também tem os tempos dos profissionais. Você já pensou no tempo que você tem esclusivo para pensar em tantas coisas? Importante em tudo isso não é saber quantas coisas temos para fazer em um ano letivo, mas quanto tempo temos para pensar a respeito.

Assim, o mais importante nisso tudo é a forma como organizamos nosso tempo para realizar essa hercúlia missão de implementar um projeto político pedagógico de qualidade e que se converta em bons resultados de aprendizagem, de cidadania e de direito social. Porque formar alunos com as competências que a sociedade vão exigir, que a vida vai exigir requer um pensar contínuo em todo processo e uma construção mais que coletiva e sincrética. Exige, criar uma cultura pedagógica, social e pscológica sinérgica de alto nível no curto espaço de tempo que temos.
Afinal, como diz uma brincadeira de quebra-línguas: 

O Tempo perguntou pro Tempo, 
Quanto Tempo o Tempo tem, 
O Tempo respondeu pro Tempo 
Que o Tempo tem tanto Tempo 
Quanto Tempo o Tempo tem


Nenhum comentário:

Postar um comentário